PARTE 2: Mas o que foi isto...? Colaboração#016

Todos estavam assustados e confusos, queriam saber o que se passava. Quando o senhor Liácio olhou para trás, reparou que o Maravilhas estava a ir para algum lado. Decidiram segui-lo. O Maravilhas andou por vários caminhos, subiu em muitas prateleiras chegando a sítios que nem o próprio Liácio conhecia. Todos estavam espantados. Não acreditavam que tal animal conseguisse descobrir tantos espaços diferentes. A Nela decidiu fazer um mini mapa dos caminhos que ia vendo.

Até que o gato para! Na sua frente está uma porta, uma porta nunca antes vista naquela livraria. Parecia estar ali há dias, meses, anos, até, possivelmente, décadas. Era muito estranho para todos, principalmente para o dono, que tanto adorava aquela livraria e não sabia nem metade do que ali se passava.

Quando o Maravilhas abre a porta, esta também faz um dlim, dlom. Eles entram e veem prateleiras cheias de livros, era como uma mini biblioteca. Mas, em vez das prateleiras estarem organizadas por categorias, ou de A a Z, estavam organizadas como "Livros esquecidos", "Livros de longa data" e "Livros desinteressantes".

Eles olham para o gato e veem o tal livro nas suas patas. Quando as crianças estavam para sair, um livro cai da prateleira. Decidem abri-lo, e quando o abrem, são transportados para dentro daquela história. Todos acordam num campo rodeado de girassóis com roupas diferentes, muito elegantes. Dentro do bolso de cada um tinha um convite para um baile.

Todos questionaram o que seria aquilo, mas simplesmente concordaram em ir ao baile.

Quando lá chegaram estava tudo muito enfeitado, era como uma junção de moderno e antigo. Era quase como um palácio, mas o teto era aberto, tinha mesas cheias de comida e uma passadeira vermelha. Havia até um canto só para animais.

Todos estavam a divertir-se, estavam a adorar aquilo. Mas o senhor Liácio estava desconfiado. Aquilo não era um acaso, era como se o gato quisesse que eles entrassem. Este decidiu ir ter com o gato. Não era permitido os animais andarem pela festa. Então ele escondeu o gato numa bolsa que tinha encontrado e deixou o Maravilhas guiá-lo, apontando com a cabeça.

O Maravilhas guia o Liácio para uma sala onde está uma rapariga a chorar.

─ O que se passa? - perguntou Liácio.

─ Olá! Espera, tu não és daqui!

─ Como sabes?

─ É um segredo. O meu nome é Lisa e eu também não sou daqui. Eu preciso de ajuda para poder sair, não aguento mais estar aqui.

─ O meu nome é Liácio. Eu e os meus amigos vamos ajudar-te a sair daqui. Até já tenho uma pista!

Liácio e Lisa chamaram os outros e foram para o campo de girassóis. Ninguém tinha aberto o convite, apenas leram a parte de fora. Então Liácio pensou que se, ao abrir o livro isso os ajudou a chegar ali, então talvez abrindo o convite conseguissem voltar. Abriu o convite. E foi o que aconteceu.

Quando todos voltaram, a Lisa regressou a casa agradecendo a ajuda. Os meninos voltaram para casa com o livro que andavam à procura e Liácio e a Nela fizeram daquele espaço uma parte da sua livraria.

Margarida Silva, n.º 15, 6.ºF