O Maravilhas saltou daquela forma, porque nunca tinha visto aquele homem. Parecia que não vinha para ler. E estava certo, tratava-se do novo proprietário que vinha ocupar o espaço e dar início aos trabalhos de alteração da livraria. Há já algum tempo que um homem aparecera na aldeia e começara a espalhar que um café naquele espaço seria muito bom para a população. As pessoas adoraram a ideia e deixaram de ler e de comprar livros. O senhor Liácio começou a passar dificuldades e teve de vender a sua adorada livraria.
O novo proprietário começou a sua intervenção na loja: livros para a rua, estantes no lixo, revistas e jornais a forrar o chão para começar a pintar as paredes.
"Num café não são necessários livros", pensou o novo dono, e comprou um belo balcão frigorífico, mesas e cadeiras.
As pessoas passaram a frequentar o café e deixaram de ler. E, passados alguns meses, o antigo livreiro foi-se embora da vila. Era demasiado doloroso ver a sua loja assim.
Mas tudo se alterou quando uma cliente especial da antiga livraria, que tinha estado fora nos últimos meses, ficara muito triste e desapontada ao saber que a livraria não estava lá. Recusou-se a ir ao café e, sabendo que alguns clientes habituais da antiga livraria sentiram falta desta na vila e tinham saudades dos livros, foi falar com o dono do café e propôs colocar um canto dedicado aos livros, para que as pessoas pudessem ler enquanto estavam no café. Este achou que a ideia era boa.
A cliente especial e o dono do café foram procurar Liácio. Encontraram-no junto a uma praia de areia branca a ler um livro. A proposta surgiu naturalmente, as pessoas queriam um café, mas também precisavam de livros. Um café com livraria! As pessoas podiam entrar, beber um café ou um sumo e ler ou comprar um livro, comentar e partilhar leituras. Era uma ideia genial e só poderia ter um excelente resultado. Seria o maior sucesso dos últimos anos!
Só havia um problema. .. O homem do café tinha um cão e o Liácio tinha um gato, o Maravilha! Pensavam eles que era um problema!
Quando, de regresso ao café, agora com livraria, encontraram os dois, estavam muito divertidos a brincar com uma caixa. O café/livraria foi um enorme sucesso e rapidamente tiveram de ampliar o espaço. Vinham pessoas de todo o lado para conhecer este maravilhoso lugar.
Madalena Candeias, n.º12, 6.ºD