Naquele momento, entrou na minha livraria um gigante verde com nariz gordo que se alimentava de livros. Logo que entrou, pegou no livro sobre gatos de que andavam à procura e comeu-o. Isso transportou-o imediatamente para uma aventura com o Maravilhas.
Enquanto isso, nas prateleiras, todos os meus amigos livros estavam assustados como eu. Por isso, não conseguimos fingir mais. Saltámos das prateleiras e escondemo-nos atrás do Senhor Liácio, para que este nos protegesse. Neste momento, ele ficou chocado com o que viu diante dos seus olhos. Tentou falar com um de nós, no entanto sentia-se também tão assustado com a situação que desmaiou.
Quando acordou, viu à sua volta todos os livros que lhe perguntavam se estava bem. Pedimos-lhe para não entrar em pânico e explicámos-lhe que todos os livros têm a sua vida, mas que só a demonstramos àqueles que são dignos de o saber e apenas em situações especiais ou de emergência.
Entretanto, a Nélia e os meninos saíram de trás das prateleiras, onde se tinham escondido quando viram o que tinha acontecido. Os mais novos começaram a questionar:
─ O que aconteceu ao Maravilhas?
─ Ele vai ficar bem? E o gigante?
Texto Coletivo, 6.ºB