PARTE 2: Mas o que foi isto...? Colaboração#028

A Nela nem queria acreditar no que estava a ver. Os jovens amigos ficaram incrédulos. O senhor Liácio quase que desmaiou.

Na livraria, naquele momento, entrou uma guardiã de livros. Todos pensavam que estas personagens só apareciam em contos fantásticos. A guardiã tinha olhos verdes, tão verdes como os bosques, os cabelos castanhos, tão castanhos como o tronco de um carvalho.

Usava uma capa, tipo um capote de Trás-os-Montes.O gato Maravilhas escondeu-se atrás das pernas do senhor Liácio. Este, depois do choque, conseguiu perguntar:

─ Como chegou até à minha livraria?A guardiã respondeu com outra pergunta:

─ Conseguem perceber quem realmente sou? Hoje em dia já ninguém me reconhece ou acredita em mim…

Os amigos tremiam de emoção e responderam em coro:

─ Nós acreditamos e queremos ouvir tudo o que tens para nos contar!!!

A guardiã pediu que se sentassem, pois tinha uma história que envolvia a livraria. Até os livros se inclinaram para a ouvirem atentamente. E começou:

─ O livro dos gatos foi levado por mim. Aqui está ele. Precisava desta história para ajudar os meus amigos gatos que foram capturados pelo mágico da floresta. Assim, resolvi vir até aqui agradecer.

O senhor Liácio e a menina Nela admiraram-se:

─ Agradecer?!

A guardiã sorriu e disse:

─ Sim! A vossa livraria guarda a magia dos livros. É graças a livrarias como a vossa que eu posso continuar a ser guardiã dos livros e que a magia das histórias não se perde. Agora, vamos dar as mãos, respirar fundo e fechar os olhos.

Nesse momento, entraram no livro dos gatos, para que todos os gatos pudessem agradecer e conhecer o gato Maravilhas que vivia numa livraria.

A guardiã perguntou:

─ E agora, senhor Livreiro?

De repente, estavam de volta à livraria. Todos menos o gato Maravilhas. Na montra estava um recado: “O gato Maravilhas tornou-se o companheiro da guardiã”.

Após a recuperação do choque perceberam que havia muitas perguntas que não tiveram resposta: Como se chamava a guardiã? Como entraram num livro? Porque razão é que o gato Maravilhas tinha sido o escolhido?

Os jovens amigos ficaram fiéis aos livros e à livraria. A menina Nela tornou-se numa escritora famosa e ainda não tinha desistido de reencontrar a guardiã de livros. O senhor Liácio, a partir da pergunta “E agora, senhor Livreiro?”, começou uma feira de livros no bairro e já não parou mais no mundo dos livros. Ah! A Nela e o senhor Liácio ficaram famosos com uma coleção de livros intitulada “O Gato Maravilhas”.

Martim Robalo, n.º22, 5.ºI